Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

É lançado Sistema Online de Licenciamento do Corpo de Bombeiros

Solução desenvolvida pela PROCERGS foi apresentada dia 10 em ato realizado no 1º Batalhão de Bombeiro Militar

Publicação:

IMG 2080 SITE
IMG 2080 SITE
Por PROCERGS

Aconteceu nesta segunda-feira (10/12) o lançamento do Sistema Online de Licenciamento (SOL)  do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). A solução, desenvolvida pela PROCERGS, foi apresentada em ato que contou com as presenças do governador do Estado, José Ivo Sartori, do secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, e do diretor-presidente da PROCERGS, Antonio Ramos Gomes.

IMG 2107  SITE
IMG 2107 SITE

O Sistema SOL-CBMRS garantirá maior desburocratização, celeridade e transparência nos processos de licenciamento do Estado. A primeira fase do projeto consistirá exclusivamente no cadastro de novos usuários e responsáveis técnicos, bem como na organização do banco de dados do novo sistema.   

A partir do segundo semestre de 2019, todos os planos de prevenção e proteção contra incêndios tramitarão via eletrônica, facilitando a vida do cidadão, que não precisará se deslocar até às unidades de atendimento do CBMRS para obter seu alvará.  

O SOL-CBMRS poderá, ainda, ser acessado de qualquer dispositivo móvel e disponibilizará serviços como consulta técnica online e consultas públicas aos cidadãos sobre a regularização em segurança contra incêndio dos empreendimentos no Rio Grande do Sul.

"Toda ação que vai em direção à melhoria do atendimento à sociedade é o resultado da construção e modernização de ferramentas incorporadas pelo Corpo de Bombeiros. Segurança se faz com pessoas, equipamentos, viaturas, mas também com o conceito da prevenção”, observou o governador na ocasião. 

Já o secretário de Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, disse que o avanço das iniciativas para os Bombeiros, desde que se constituiu em um corpo autônomo, após o desmembramento da Brigada Militar, já traz resultados. “Pelo volume de demandas de licenças encaminhadas, já será possível chegar em um nível adequado de atividades para atender os licenciamentos”, afirma o secretário. 

Além do lançamento do Sistema Sol-CBMRS, também foram inauguradas, na oportunidade, as novas instalações da Divisão de Segurança contra Incêndio do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, bem como a apresentação do Planejamento Estratégico 2017-2021 do Corpo de Bombeiros.  

Para mais informações, clique aqui

 EQUIPE DA PROCERGS ENVOLVIDA NO PROJETO 

Divisão de Trânsito e Segurança - DTS
Marcelo Antonio Machado

Setor SJS
Marco Aurelio Azambuja Lima
Vilmar Selle Nunes
Marcelo Da Conceicao Bueno
Gustavo Ferraz De Menezes

Setor STS
Ana Carolina Porto Pereira Dornelles

Divisão de Relacionamento com o Cliente
Karen Maria Gross Lopes
Gabriel Antonello Pastoriza

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.