Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PROCERGS está entre as Campeãs da Inovação

Conforme pesquisa da Revista Amanhã, Companhia ficou na 5ª colocação entre as estatais da Região Sul.

Publicação:

campeas inovacao
Conforme pesquisa da Revista Amanhã, Companhia ficou na 5ª colocação entre as estatais da Região Sul - Foto: Divulgação
Por PROCERGS

Na 14ª edição da Pesquisa Campeãs de Inovação, promovida pela Revista Amanhã, a PROCERGS ficou na 5ª colocação entre as estatais da Região Sul do país. O resultado do levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (04/08), no site da publicação, http://www.amanha.com.br/.

A pesquisa conta com um novo formato, ao adotar o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA).

O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais. Fundado em 2007, com sede também em Cambridge, o IXL – Center for Innovation, Excellence and Leadership – tem Hitendra Patel como presidente global. O sócio-diretor Manuel Mendes, sediado em Cambridge, é o responsável pela operação brasileira. O IXL-Center tem foco em práticas de inovação e aceleração de pequenas e médias empresas.

O objetivo do questionário da Revista Amanhã continua o mesmo: fazer com que cada companhia possa medir seu grau de inovação. O processo para participar da pesquisa é simples. Inicialmente, as companhias que figuram entre as 500 maiores empresas do Sul recebem uma carta-convite que dá acesso ao questionário. Companhias que não estão presentes no ranking, por terem sede fora da região Sul, também puderam participar inscrevendo suas unidades regionais. O questionário, em inglês, tem preenchimento dinâmico, intuitivo e rápido. Em cerca de 30 questões que, em alguns casos, se desdobram em outras, os gestores revelam como a companhia trabalhou aspectos como processos, estratégia e recursos voltados à inovação, tendo por base o ano de 2015.

A dimensão de maior peso no estudo continua sendo aquela focada nos resultados que a inovação trouxe para os negócios. Os questionários foram processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos. No total, cerca de 200 companhias tiveram acesso ao questionário que deu origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Sul. Outra novidade desta edição é a criação de duas categorias: Estatais e Filantrópicas (para empresas públicas e entidades filantrópicas) e Ensino & Pesquisa (voltada para universidades e centros de pesquisa).

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.