PROCERGS implanta integração de aulas práticas com filmagens

O sistema GFC foi adequado para atender nova legislação nacional e filmagens de aulas práticas

20161011 Setordetransitodestaque
Equipe: Jefferson Nascimento, Desirée França, Sérgio Meinerz, Maria de Guadalupe e Claudio Goldman - Foto: CCOM
Por PROCERGS
A implantação do sistema nos veículos de aprendizagem iniciou no dia 01 de setembro, no CFC Rumo Certo de Gravataí, como piloto, e tem previsão de conclusão em 26/10.

O registro das aulas em sistema informatizado está previsto em legislação federal, na Portaria 238/2014 do DENATRAN. No Rio Grande do Sul, ele será complementado pela filmagem. O objetivo é permitir maior controle e segurança ao processo de habilitação, além de agilidade no registro, redução de erros e a possibilidade de extração de relatórios estatísticos detalhados. Cada aula gera um relatório que contem todos os dados registrados no tablet, GPS, fotos e filmagem. Esses dados servirão para fins de supervisão, fiscalização e auditoria, buscando qualificar o processo de habilitação.

A Diretora Técnica, Carla Badaraco, referiu-se à novidade como uma ferramenta pedagógica, capaz de aproximar candidatos, instrutores e examinadores ao Detran/RS, qualificando e tornando mais transparente o processo de habilitação. Já o Diretor-Geral Ildo Szinvelski acrescentou ao maior controle e transparência também segurança e fidedignidade.

O sistema
Empresas homologadas pelo DETRAN fazem o registro eletrônico das aulas práticas de direção para todas as categorias, exceto moto. O instrutor utiliza o tablet para registrar os dados da aula. Durante o trajeto, controlado pelo GPS, são marcadas as faltas e eventuais infrações cometidas. Uma câmera, instalada no interior do veículo, grava áudio e vídeo de toda a aula.

O trajeto do veículo, assim como as informações registradas pelo instrutor durante a aula, podem ser acompanhados pelo Centro de Formação de Condutores e pelo Detran/RS. Após o percurso, o instrutor registra os tópicos abordados durante a aula e realiza a avaliação junto com o aluno.

Os registros da aula e todos os eventos ocorridos durante a aula são recebidos pela PROCERGS, passam por validações de negócio do DETRAN que sinaliza alguma inconformidade na aula ou aguarda a homologação desta pelo Instrutor.
Depois de homologada a aula é computada como válida no prontuário do condutor.

O sistema GFC, gradativamente está substituindo o GID-CURSOS. Esta modernização é mais uma etapa concluída deste processo.

Próximos passos
Após o calendário de filmagens de aulas, inicia-se o calendário de filmagens das provas práticas com o uso do aplicativo móvel PPE – Prova Prática Eletrônica da PROCERGS. A biometria será posteriormente integrada aos sistemas de aulas e provas práticas.