Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Detran/RS e Procergs realizam dinâmica para criação de nova Central de Serviços

Evento ocorreu nos dias 17 e 18 de junho, no Centro de Treinamento.

Publicação:

detran e procergs SITE
Detran/RS e Procergs realizam dinâmica para criação de nova Central de Serviços - Foto: Elias Costa

A Procergs realizou, nos dias 17 e 18 de junho, no Centro de Treinamento da Companhia, uma dinâmica multidisciplinar com o Detran RS para criação de um protótipo da nova Central Digital de Serviços do referido órgão, com foco na prestação de serviços ao cidadão.

A atividade foi coordenada pelos funcionários Juliano de Freitas e Guilherme Araújo do Setor de Desenvolvimento 1 (DDS/SD1), bem como pela funcionária Jamile Alves, do Setor de Metodologia Operacional (DTI/SMO) e utilizou uma adaptação do conceito de design sprint, metodologia ágil que propõe soluções através de dinâmicas específicas, a partir do ponto de vista do usuário do serviço.

Os grupos de trabalho foram compostos por coordenadores de área do Detran, representantes da área de informática (DTI), funcionários da Procergs (DTS, DDS e DAS) e, principalmente, diversos usuários dos serviços.

A assessora de comunicação do Detran, Alana Lacerda, destacou a importância da parceria entre o Detran e a Procergs: “A Procergs sempre foi uma grande parceira. Essa parceria está crescendo cada vez mais. Gosto muito de como a Companhia colabora conosco e evolui com o Detran. É um trabalho de excelência, realizado em conjunto” ressaltou.

O Coordenador de Sistemas Corporativos do Detran, Marcos Joaquim de Freitas, destacou a importância da dinâmica: "Ela nos provoca a fazer um exercício de empatia, nos colocando no lugar do usuário, propondo soluções que ofereçam mais comodidade e modernidade na relação entre o Estado e o cidadão. São momentos de exercício da cidadania".

Segundo o gerente da Divisão de Trânsito e Segurança (DTS), Marcelo Machado, "esse tipo de iniciativa reforça a postura inovadora de relacionamento entre Procergs e Detran RS, com foco no cidadão, bem como amplia a percepção de valor por parte dos usuários dos serviços, que se sentem corresponsáveis pelas soluções criadas". 

O próximo passo será a criação de um protótipo funcional, por parte da Procergs, a partir das ideias que surgiram na etapa de cocriação. Esse protótipo será validado em diversos níveis para fins de consolidação e posterior apresentação aos usuários.

Confira aqui para ver a galeria de fotos.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.