Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Menor Preço Nota Gaúcha completa dois anos de serviços prestados à população

Aplicativo contabiliza mais de 250 mil downloads e 11,5 milhões de pesquisas realizadas

Publicação:

Por Procergs

O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha completa neste mês dois anos de serviços prestados à população gaúcha, iniciativa que, partindo da localização georreferenciada do cidadão, torna muito mais econômica, prática, ágil e segura a pesquisa de preço de inúmeros gêneros de produtos no Rio Grande do Sul.

Desenvolvida pela Receita Estadual em parceria com a Procergs, a solução é considerada hoje um sucesso pelos resultados que entrega e por sua adesão por parte dos consumidores. "Os dados tabulados nestes últimos 24 meses comprovam a eficiência do produto", avalia o gerente do projeto na Companhia, Fábio Capella. Segundo ele, são mais de 250 mil downloads até o presente momento, média de 6 mil usuários por dia, e mais de 11,5 milhões de pesquisas realizadas em busca de 340 milhões de itens disponíveis.

Conforme o técnico da Procergs, outro aspecto a ser destacado é o volume de notas fiscais processadas ao longo do período: 3 bilhões, número este que contribuiu para que a Ciência de Dados entre em ação, extraindo informações importantes para auxiliar no combate à Covid-19. "O aplicativo tem tido um papel importante neste período de pandemia. Em março do ano passado, nós lançamos uma versão com atalhos especiais para os itens de prevenção, contribuindo para que as pessoas pudessem encontrar esses produtos de forma mais assertiva, evitando riscos desnecessários em deslocamentos."

O balanço de utilização do aplicativo aponta também crescimento constante no seu uso. Em comparação ao ano passado, quando havia pouco mais 66 mil downloads e 3,7 milhões de consultas, a evolução foi representativa, com avanço de 378% em downloads e de 310% em pesquisas. “Curiosamente, a quantidade de pesquisas feitas até o momento é bastante próxima do número de habitantes do Estado. A evolução tem sido progressiva, demonstrando que é uma ferramenta muito útil para os cidadãos. O funcionamento é extremamente simples, intuitivo e ágil”, reforça Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual.

Reconhecimento Nacional

A trajetória de sucesso do aplicativo em terras gaúchas acabou repercutindo em nível nacional, o que levou o Rio Grande do Sul, através de sua Receita Estadual e a Procergs, a providenciar uma versão brasileira do produto. "Hoje o Menor Preço Brasil atende 16 estados, proporcionando economia, conveniência e, principalmente, segurança para quem busca os menores preços em sua região. Sabemos que esse projeto tem a evoluir muito,  mas estamos no caminho certo", conclui Capella. 

MAIS INFORMAÇÕES

Principais objetivos do Menor Preço Nota Gaúcha
O aplicativo fortalece ainda mais o Programa Nota Fiscal Gaúcha, que já conta com 1,9 milhão de cidadãos cadastrados, proporciona benefícios e economia aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais. Ainda, a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão vai ao  Gabinete da Receita Estadual
Av. Mauá, 1155 - Sala 203A - Centro - Porto Alegre/RS CEP 90030-080 | Fone: (51) 3214-5500
encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência, bem como otimizar a experiência do usuário através de serviços digitais.

Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha?
1. Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF.
2. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou
código de barras.
3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que
o preço foi praticado.
4. Encontre os menores preços mais próximos de você! Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.

Principais Números do Menor Preço Nota Gaúcha
• Número de Downloads: 250 mil
• Total de Pesquisas: 11,5 milhões
• Total de Itens Retornados: 340,4 milhões
• Tempo Médio de Resposta: 150 milissegundos
• Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF
participante do NFG): 207,5 milhões
• Total de NFC-e processadas no período: 3,1 bilhão
• Top 10 dos produtos mais pesquisados desde o lançamento: Marca de Cerveja, Leite integral, Leite, Marca de Cerveja, Álcool gel 70%, Máscara, Picanha, Arroz, Óleo de soja, Marca de Cerveja.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.