Procergs apoia Detran em seu processo de inovação

Diretoria Técnica do Departamento de Trânsito Gaúcho fez uma imersão criativa no CTRE no último dia 12 de julho

DT Fora da caixa Foto 1
Trabalho aconteceu em dois turnos no CTRE

Criar um processo de inovação no Detran a partir da adoção de novas formas de trabalho, atuação e relacionamentos, abrangendo tanto o público interno como externo da instituição. Este foi o objetivo do encontro que a Diretoria Técnica do Detran promoveu no último dia 12 de julho, no Centro de Treinamento da Companhia, e que contou com o apoio de técnicos da Procergs.

O exercício de cocriação, batizado com o nome de DT "Fora da Caixa", foi realizado em dois turnos e teve por base processos  criativos e colaborativos. Para tanto, foram empregadas ferramentas de abordagens metodológicas adotadas pela Procergs, como Design Thinking, Design Sprint, entre outras.

"A criação da dinâmica foi um processo bastante desafiador, tanto que até o título foi difícil de definir. Acabamos misturando diversas técnicas para montar um pacote que atendesse a necessidade desse produto de trabalho", observa Ana Dornelles, do Setor de Trânsito e Segurança (STS).

"O resultado foi a elaboração de um plano de ação extremamente rico, construído em conjunto e de forma engajada", complementa Jamile Alves, do Setor de Metodologia Operacional (SMO).

O trabalho abrangeu as seguintes etapas: 1 - Encontrando e alinhando expectativas com relação ao desafio; 2 - Entendimento do cenário (quem somos, o que fazemos e para quem fazemos) 3 - Problemas e oportunidades; 4 - Ideação; 5 - Construção do plano de ação simplificado; 6 - Fechamento; 7 - Dicas.

Pelo Detran, participaram da dinâmica as seguintes pessoas: Ângela Schutt, Cleonice Lopes, Fabio Santos, Lucia Gonçalves Monmany, Paola Nascimento e Patrícia Berlim Maciel.

Obs: Para mais informações, acesse o anexo abaixo.

Equipe trabalho
Participantes da dinâmica no CTRE