Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procergs e PUCRS firmam parceria em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Entidades celebraram a parceria durante uma live nesta quarta-feira (18/11)

Publicação:

Curso PUC
Procergs e PUCRS firmam parceria
Por Procergs

A Procergs e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) firmaram nesta quarta-feira (18/11) Termo de Cooperação Técnica prevendo ações conjuntas na área de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A parceria vai possibilitar que a Companhia abra vagas de estágio na referida área, oportunizando a preparação dos estudantes para o trabalho produtivo no ambiente de soluções desenvolvidas pela PROCERGS.

Já está prevista para 2021 a contratação da primeira turma de estagiários, que deverá contar com 10 alunos de graduação do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

"Estamos muito otimistas em relação ao sucesso desta iniciativa, que conta com a parceria da PUCRS. Somente através de intercâmbios como este que evoluiremos na área de Ciência de Dados, podendo assim contribuir com o Governo em seu projeto de transformação digital. Essa área é de fundamental importância para que o Estado consiga formatar novas políticas públicas nas mais variadas áreas de sua gestão ", observou o diretor-presidente da Procergs, José Leal, quando do lançamento da iniciativa durante a live nesta quarta-feira.

"É motivo de grande satisfação estabelecer essa parceria com a Procergs. Este é um curso inédito e é muito positivo constatar, por meio dessa união, que a área de Ciência de Dados tem não apenas um futuro promissor, mas um presente que já demanda e essa demanda é relevante para a sociedade..." - destacou o reitor da PUCRS, Evilázio Teixeira.

"Essa aproximação se dá a partir de uma estratégia traçada por nossa decana, professora Sandra Einhoft, de gerar condições de aproximação com o mercado profissional, contemplando os futuros egressos do 1º curso de Ciência de Dados na Região Sul do país. De forma natural, a Procergs foi a primeira dessas empresas que pretendemos estabelecer parceria," disse o professor Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.

Já a Diretora de Soluções Digitais da Procergs, Karen Lopes, destacou que as entidades que celebram o presente termo de Cooperação Técnica têm em comum a vocação para o social, entregando soluções que fazem a diferença para a sociedade. "São duas instituições que prezam muito pela ética e, especialmente, pelo impacto social das suas entregas. Hoje, os governos são os maiores produtores de dados em nível mundial e a nossa missão é, a partir da correta interpretação destes dados, prover o Governo com soluções digitais mais eficientes, em benefício do cidadão.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.