Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Maratona digital para aplicativo do Caff terá dois times na etapa final

Largada da Maratona Digital aconteceu na última sexta-feira (19/07) no Arquivo Público do Estado

Publicação:

Josue vale
Josué destacou em sua fala a missão da Procergs no contexto do Estado

A comissão avaliadora do concurso Hackaffthon – Seplag divulgou, no início da noite deste domingo (21/7), o resultado da fase preliminar de desenvolvimento da primeira maratona digital na gestão estadual.

Após dois dias de atividade, duas equipes superaram a pontuação mínima fixada em edital e irão para a próxima etapa de concepção do aplicativo que reunirá todos os serviços do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A partir desta segunda-feira (22/7), os times selecionados terão mais uma semana para concepção final do projeto e testes de funcionalidade da ferramenta.

Para superar esta etapa, os dois times precisaram ter suas soluções aprovados em quesitos como abrangência funcional, design, grau de inovação e acessibilidade e automação.

Na última sexta-feira (19/07), a Procergs participou  da abertura  do Hackaffthon, iniciativa  que tem por objetivo criar soluções digitais para tornar os prédios públicos e os serviços do governo mais inteligentes, ágeis e inovadores. Reunidas no Arquivo Público do Estado, as 80 pessoas inscritas no concurso obtiveram informações e subsídios importantes para o grande desafio proposto pelo governo do Estado: desenvolver um aplicativo  para o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) em dois dias (no sábado e domingo) facilitando a vida de quem trabalha e frequenta o local.

Na oportunidade, o diretor de Inovação e de Relacionamento com Clientes da Procergs, Josué Barbosa, destacou a relevância da iniciativa para qualificar os serviços prestados ao cidadão e também aos servidores do Estado:"Essa é uma ação que beneficia a todos, tanto a sociedade como quem trabalha no próprio Governo, e a Procergs está aí pronta, como sempre, pra auxiliar o Governo nessa missão de gerar inovação e serviços mais eficientes e ágeis", observou na oportunidade. 

Voltada a startups e profissionais de TI,  a maratona digital busca desenvolver  um aplicativo que permita ao usuário - servidor ou cidadão - acesso a uma série de informações e serviços prestados no CAff, abrangendo todas as secretarias existentes no prédio. 

Promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o Hackaffthon conta com o apoio das secretarias de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e também da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). 

Além de participar da organização geral do concurso, a Companhia integra as comissões de Curadores  (responsável pela concepção e decisões estratégicas) e de Mentores (tem a missão de orientar os times participantes do concurso), bem como a Banca Julgadora (grupo que avalia e seleciona as propostas dos times participantes do evento). 

A Procergs, através de seus profissionais, também auxilia a maratona digital em seu processo criativo, a partir da abordagem Design Thinking - Modelo Double Diamond.

No final da tarde deste domingo (21/07), as equipes que participam do concurso apresentarão o resultado dos seus trabalhos, a fim de que possam ser analisados e selecionados. 

O trabalho vencedor será conhecido no mês de agosto e receberá um prêmio de R$ 16 mil.

Time Procergs vale
Equipe da Procergs no Hackaffthon
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.