Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

É lançado o aplicativo Galope

Solução foi apresentada no Palácio Piratini

Publicação:

Lançamento aplicativo Galope
Lançamento aplicativo Galope

O governo do Estado lançou, nesta quarta feira (28), um novo aplicativo que amplia a agilidade e a segurança do registro de equinos. Criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), em parceria com a PROCERGS, o app Galope permite que os criadores emitam, de forma mais rápida, o Documento de Movimentação de Equídeos Identificados (DMEI), a Guia de Trânsito Animal.

Durante a apresentação do aplicativo no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, o governador José Ivo Sartori disse que a solução reduzirá, de forma significativa, o desperdício de tempo e papel, simplificando o processo de transporte de equinos em eventos. "Isso graças à possibilidade do criador poder fazer tudo pelo Smartphone, o que garante mais agilidade e comodidade na operação."  

Já o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou que a criação do software é resultado de um esforço feito por servidores estaduais - Seapi e PROCERGS - do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio de todas as entidades do setor de equinos, como o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Federação Gaúcha de Laço.

"Sem dúvida é um grande avanço em mais uma das ações desenvolvidas pelo Agro+RS, porque vai modernizar e diminuir a burocracia. E esse é o nosso objetivo: buscar a inovação como forma de tornar o cotidiano dos proprietários de animais mais simples e eficiente. Além disso, você mantém a rastreabilidade e o controle sanitário" - salientou o secretário. 

O diretor-presidente da PROCERGS, Antonio Ramos, ressaltou o empenho da Companhia em buscar soluções tecnológicas para atender às necessidades do Estado. "Nós da PROCERGS temos auxiliado o Governo na simplificação de suas atividades ao mesmo tempo em que caminhamos em direção ao Governo Digital, que busca, em síntese, facilitar a vida do cidadão, qualificando os serviços prestados à população". 

PROCERGS - Cia. de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul