Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CORSAN entrega escrituração fiscal digital para Receita Federal

Através do Sistema de Escrituração Fiscal Corsan (EFC), desenvolvido pela PROCERGS

Publicação:

Marizi Fraga Ginar, Everton de Vargas Agilar, Alexandre Puls do Amaral, Maria Ines Hauschild Grings, Marcelo Alves Teixeira, Sandra Marilia Kraemer e Eduardo Longhi
Marizi Fraga Ginar, Everton de Vargas Agilar, Alexandre Puls do Amaral, Maria Ines Hauschild Grings, Marcelo Alves Teixeira, San - Foto: Foto: Rafael Fernandes
Por PROCERGS
No mês de março, a equipe do Setor de Meio Ambiente e Saneamento (DAS/SMS), finalizou a aplicação que gera o arquivo digital da primeira apuração da Escrituração Fiscal Digital do PIS/COFINS da competência 01/2012 para CORSAN, através do Sistema de Escrituração Fiscal Corsan (EFC).

O EFC foi desenvolvido para automatizar a geração do arquivo eletrônico referente a escrituração fiscal digital da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS – EFD-PIS/COFINS, que agrega informações de diversos sistemas CORSAN necessárias para gerar a apuração.

A Escrituração Fiscal Digital do PIS/PASEP e da COFINS – EFD-PIS/COFINS é parte integrante do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) a que se refere o Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, que busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e, futuramente, municipais, e dos Órgãos de Controle mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações fiscais digitais, bem como integrar todo o processo relativo à escrituração fiscal, com a substituição do atual documentário em meio físico (papel) por documento eletrônico com validade jurídica para todos os fins.

Os arquivos têm periodicidade mensal e devem apresentar informações relativas a um mês civil ou fração, ainda que as apurações das contribuições e créditos sejam efetuadas em períodos inferiores a um mês, como nos casos de abertura, sucessão e encerramento. Este arquivo deve ser transmitido para a Receita Federal até o 10º dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao mês de referência da escrituração digital.

Para gerar o arquivo EFD-PIS/COFINS, foi necessário o envolvimento de diversos profissionais da PROCERGS e também da CORSAN. Participaram do projeto no Setor de Meio Ambiente e Saneamento (DAS/SMS), Eduardo Longhi, Everton de Vargas Agilar, Marcelo Alves Teixeira e Sandra Marilia Kraemer. No  Setor de Produtos Especiais (DDS/SPE) Alexandre Puls do Amaral, Maria Ines Hauschild Grings e Marizi Fraga Ginar.
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.