Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa de suspensão ou cassação de CNH pode ser requerida pela internet

Agora o processo de defesa é 100% online, pela Central de Serviços do DetranRS

Publicação:

defesa online
Nova funcionalidade na Central de Serviços do DetranRS simplifica o processo de defesa - Foto: Júlia Haralambie
Por Procergs

A partir desta terça-feira (28), condutores com processo de suspensão ou cassação do direito de dirigir podem requerer defesa pela internet, através da Central de Serviços do DetranRS (site e app). A funcionalidade foi desenvolvida pela Procergs.

Até a data de hoje, o condutor que quisesse apresentar defesa tinha duas alternativas: abrir protocolo em uma unidade do Tudo Fácil ou do DetranRS, ou então enviar os documentos necessários pelos Correios. Agora, basta logar-se na Central de Serviços do DetranRS, selecionar o processo do qual deseja se defender e escrever sua alegação, sem precisar sair de casa.

Ao contrário do procedimento anterior, em que era preciso apresentar cópias da notificação do processo e de um documento de identificação do infrator, na modalidade digital nada disso é necessário. Todos os dados são localizados no sistema assim que o cidadão faz login – desde que já possua o cadastro de nível avançado no portal. Outra vantagem da funcionalidade é que ela permite que o usuário, com poucos cliques, desista de sua defesa ou então melhore-a, anexando documentos complementares como fotos, depoimentos ou descrições. 

Além dos benefícios ao cidadão, o serviço digital também dá ao DetranRS a comodidade de prescindir do armazenamento físico dos processos. Guilherme Castello, um dos desenvolvedores da funcionalidade, conta que "no ano passado, por exemplo, sem a funcionalidade digital, tiveram que ser arquivados cerca de 350 mil papéis de mais de 56 mil processos de defesa". A partir de agora, a economia de papel e espaço físico é possível com o arquivamento 100% digital.

Baixe o app da Central de Serviços do DetranRS no Google Play ou na App Store

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.