Doações do Sustentare ajudam postos atingidos por incêndio na SSP

Programa já possui 50 micros e 15 notebooks prontos para entrega

Sustentare
Projeto Sustentare
Por Setor de Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Desde a madrugada do último dia 14 julho, após incêndio e desmoronamento nas dependências da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o Programa Sustentare soma forças no combate à crise e reestabelecimento dos postos de trabalho dos órgãos atingidos. Acionado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), este programa está montando equipamentos a serem utilizados para recompor os postos de trabalho.

Ao todo, a iniciativa já possui 50 micros e 15 notebooks prontos para entrega. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) também doaram 110 equipamentos, que serão enviados para a planta de recondicionamento do Programa, na Fundação Pão dos Pobres.

A Fundação também está trabalhando em caráter emergencial, colocando a equipe de alunos da disciplina de recondicionamento de computadores à disposição. Em função dessa demanda, as doações para outros órgãos e entidades estão suspensas.

O Sustentare segue recebendo demandas da Coordenação do programa, para que seja possível organizar a entrega das máquinas prontas àqueles serviços mais urgentes.

"Eles nos passarão as informações, no que diz respeito a equipamentos disponíveis no Sustentare, que a princípio são micros e notebooks nessa primeira leva. Teremos também impressoras disponíveis, ficando tudo isso pronto para botar em ordem o serviço do Estado nessas áreas. Isso para nós é uma atividade de utilidade pública, na qual o programa estará somando esforços ao restante do Estado", afirma Cesar Telles, chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Procergs.

O incêndio

Iniciado na noite de quarta-feira, 14, o incêndio provocou o desabamento das estruturas do terceiro e quarto andar do prédio. Entre 40 e 50 servidores trabalhavam no local quando começou o incêndio.

Dois bombeiros que trabalhavam no combate às chamas estão desaparecidos e as buscas. As buscas pelo tenente Deroci de Almeida da Costa e pelo sargento Lúcio Ubirajara Munhoz ocorrem desde às 7h desta quinta-feira, 15.  Eles atuavam no Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), setor que funciona 24h por dia. O Plano de Prevenção contra Incêndios (PPCI) estava em dia, segundo os Bombeiros.

O que é o Sustentare?

Instituído por decreto do Governo Estadual em 2016, o Programa é dividido em três três trilhas: de doação, descaracterização e recondicionamento dos equipamentos recebidos. O trabalho está alinhado à política nacional de resíduos sólidos, proporcionando a destinação correta dos eletroeletrônicos e, com isso, minimizando o impacto ambiental, potencializando políticas públicas, ampliando a inclusão sócio digital e resgatando a cidadania de pessoas em vulnerabilidade social.

Responsável pela destinação e descarte de ativos eletrônicos de órgãos e entidades do Estado do Rio Grande do Sul, o Sustentare realizou a doação de 102 computadores em 2020. Apesar da pandemia, o Programa também registrou um aumento de 33,8% de materiais descaracterizados na Trilha Descaracterização, que funciona em plantas prisionais.