Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Entra em operação módulo Flora do Sistema Live

Nos próximos dias será disponibilizada, no portal da FZB, a Lista Ameaçada de Extinção - Fauna 2012

Publicação:

Rodrigo da Cunha Pinho, Claudete Cunha de Moraes e Fábio Daniel Santos da Silva
Rodrigo da Cunha Pinho, Claudete Cunha de Moraes e Fábio Daniel Santos da Silva - Foto: Foto: Dulce Cardoso
Por PROCERGS
Na última sexta-feira (24/05) o módulo Flora do sistema web Live desenvolvido pela PROCERGS para Fundação Zoobotânica do RS (FZB), entrou em funcionamento, permitindo que seja iniciado o processo referente à elaboração da lista da Flora de 2013.

Live foi desenvolvido para dar suporte a todas as etapas do processo que envolve a elaboração, revisão e gerenciamento da lista de espécies ameaçadas de extinção, permitindo documentar todas as etapas do processo de organização das listas vermelhas. 

O sistema incorpora os procedimentos e critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que enquadra as espécies em categorias que representam diferentes níveis de ameaça, os quais são amplamente reconhecidos e adotados internacionalmente. O Live foi construído para que possa ser utilizado por qualquer estado brasileiro e também por outros países que utilizem as regras da IUCN.

Em agosto de 2012 o módulo da Fauna foi disponibilizado para a Fundação Zoobotânica do RS.  Na oportunidade,  deu-se o início ao processo referente à elaboração da lista da Fauna de 2012. Este processo está previsto para ser concluído em junho deste ano. 

Nos próximos dias, será disponibilizada, no portal da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, a Lista Ameaçada de Extinção - Fauna 2012, onde será permitida a consulta pelo público em geral, com a possibilidade de envio de sugestões para os especialistas responsáveis pela criação da Lista. Após análise destas sugestões, o processo será concluído com a publicação da lista final (oficial).

Clique aqui para acesso às publicações da lista.

A equipe do Setor de Meio Ambiente e Saneamento (DAS/SMS), responsável pelo desenvolvimento da solução, é composta por: Claudete Cunha de Moraes, Fábio Daniel Santos da Silva, e Rodrigo da Cunha Pinho.
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.