Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Está disponível a emissão da Carta de Portabilidade do IPE Saúde

Usuários podem emiti-la no site do instituto ou no portal rs.gov.br

Publicação:

Portabilidade GD
Portabilidade
Por Procergs

Os usuários do IPE Saúde já podem emitir diretamente no site e pelo portal rs.gov.br, de forma imediata, uma carta de portabilidade. Esta facilidade entrou em vigor na última quarta-feira (16/09). Com este documento, é possível migrar ou ter mais de um plano de saúde sem precisar cumprir nova carência.

A solução, faz parte da estratégia do governo do Estado de oferecer serviços digitais por meio do rs.gov.br e foi desenvolvida em parceria com a Procergs . O titular pode emitir a declaração para si e para todos os seus dependentes - já os dependentes podem solicitar apenas para si mesmos a carta.

A solicitação é feita diretamente no site da instituição ou no rs.gov.br, a partir do login gov.br, e é válida por 30 dias. O serviço também prevê a verificação da autenticidade da emissão do documento - essa consulta também é feita no próprio site www.ipesaude.rs.gov.br.

É importante destacar que a carta de portabilidade é uma declaração que não altera em nada o vínculo junto ao IPE - se a pessoa quiser se desligar do IPE Saúde, por exemplo, é preciso fazer uma solicitação formal para isso.

Além disso, o IPE Saúde, por ser um sistema de assistência à saúde, não é regido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de modo que a decisão sobre aceitação ou não da declaração fornecida cabe a cada plano.

A solicitação da declaração é feita diretamente no site da instituição ou no rs.gov.br, a partir do login gov.br, e é válida por 30 dias. O serviço também prevê a verificação da autenticidade da emissão do documento - essa consulta também é feita no próprio site da instituição - www.ipesaude.rs.gov.br.

Veja mais informações sobre a carta de portabilidade clicando aqui e um passo a passo sobre como fazer a solicitação neste link.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.