Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo debate "O Impacto de um Estado Digital na Sociedade"

Especialistas irão analisar o tema dia 08 de dezembro no Conversas Digitais, evento comemorativo aos 50 anos da Procergs

Publicação:

Imagem Conversas Digitais 2022
Imagem Conversas Digitais 2022
Por Procergs

Por que o digital é um diferenciador de políticas públicas? Como se tornar o Estado mais inovador do Brasil? Você está preparado para uma transformação cultural por meio do digital? Estas são algumas das questões centrais do evento que vai acontecer no próximo dia 8 de dezembro no Teatro do Bourbon Country. Em sua quarta edição, o "Conversas Digitais" mescla, em sua grade de programação, nomes importantes do governo, do mercado e da academia, uma combinação perfeita para tentar decifrar "O Impacto de um Estado Digital na Sociedade". 

Comemorativo aos 50 anos da Procergs, o evento este ano contará com a participação dos seguintes painelistas, já confirmados: Gabriel Souza  (vice-governador do Estado), Claudio Gastal   (secretário de Planejamento, Governança e Gestão), Alsones Balestrin (secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia); Camila Farani (investidora e empreendedora de renome internacional), Marcelo Lacerda (um dos maiores empresários de tecnologia do Brasil e um dos líderes da revolução do metaverso nos EUA), Karina Piva (gerente de dados no iFood e amante da educação), Jeferson Nobre (professor do Instituto de Informática da UFRGS),  Elissa Suzuki (gerente de dados e análises do Mercado Livre), Ricardo Cappra (cientista-chefe do Cappra Institute), Bruno Assaf (diretor da Dell Tecnologies Brasil), Leonardo Maciel (diretor de operações e tecnologia da Datacenter), Jorge Audy (superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e TecnoPuc), Leonardo Andrade (engenheiro de computação), Marielva Andrade Dias ( vice-presidente de negócios da Positivo) e Leonardo Maciel (diretor de operações e tecnologia Datacentrics). 

Conforme o diretor-presidente da Procergs e anfitrião do evento, José Antonio Leal, o Conversas Digitais acontece, pela primeira vez, no formato presencial, e seguirá mantendo a receita de sucesso das edições anteriores. "Trata-se de um evento plural, contando com um time de painelistas de gabarito, formado por mulheres e homens que representam tanto o governo quanto o mercado e a academia, além de outros atores do ecossistema de inovação", observa Leal, complementando:  "A dinâmica de trabalho é painéis curtos e diretos de, no máximo 1 hora, constituindo-se em um conteúdo de alto nível, o que proporciona debates de qualidade e propositivos".  

Buscar caminhos de aproximação entre prestadores e usuários dos serviços públicos é um dos objetivos do evento para este ano. Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o Conversas Digitais tem conseguido alcançar essa meta nestes últimos anos. "Desde a sua primeira edição, ainda no formato online, ele sempre se caracterizou por ser um encontro em que prepondera a troca de experiências e a construção de diálogos qualificados, o que possibilita o encaminhamento de soluções colaborativas sobre os mais diversos temas. Este ano a temática principal do evento é  'O Impacto de um Estado Digital na Sociedade', assunto de grande relevância para o Governo", avalia Gastal.  

Como participar do evento

Para participar do Conversas Digitais deste ano, e acompanhar os debates que serão realizados no Teatro do Bourbon Country, abrangendo temas  como Transformação Cultural, Governo Digital, Inovação, Dados e Cultura Analítica, Cibersegurança, Tendências e Metaverso, entre outros assuntos, o interessado tem que encaminhar sua inscrição através do site: conversasdigitais.rs.gov.br. Nesta página estão disponíveis todas as informações do evento, desde a programação completa, bem como a nominata dos painelistas. 

O Conversas Digitais 2022 é uma iniciativa do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.