Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo moderniza encaminhamento de demandas

Sistema, desenvolvido pela PROCERGS,  possibilita ao Estado dar resposta mais rápida e qualificada à sociedade

Publicação:

Governo moderniza encaminhamento de demandas//
Governo moderniza encaminhamento de demandas// - Foto: Foto:Daniela Barcellos
Por Redação Palácio Piratini: Texto: Mirella Poyastro
A informatização do processo de encaminhamento das demandas recebidas pelo governo do Estado gerou uma economia de R$ 37 mil somente nos custos de papel, correio, envelopes e impressão do Gabinete do Governador (GG), nos primeiros três meses do ano. Isso equivale a uma redução de 92,5% nos gastos operacionais. Outra vantagem é a eficiência gerada no encaminhando e andamento das solicitações da população, das prefeituras, dos Poderes e do governo federal.

O sistema Gestão de Demandas de Governo (GDG), que está em fase de implantação, é uma ferramenta fundamental para a modernização da máquina pública, que possibilitará ao Estado dar uma resposta mais rápida e qualificada à sociedade. "Optamos por esta ferramenta de gestão que prioriza a economicidade, a desburocratização da máquina e gera eficiência, alguns dos principais princípios da administração pública e que favorece o gestor", afirma o chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin.

O GDG, desenvolvido pela PROCERGS, liga via digital as 21 secretarias e as vinculadas, agilizando o andamento dos pleitos que, tradicionalmente, ingressam pelo protocolo da Casa Civil no formato físico. A técnica científica do Estado lotada no GG, Magdalena Peduzzi Protskot Szabo, afirma que o processo com meio físico, como é a prática usual, demandaria uma média de sete ofícios por pleito e dois dias para chegar ao órgão competente. "Com a informatização do processo, o ofício que chega ao protocolo da Casa Civil precisa de apenas três cliques para chegar à secretaria responsável pelo pleito", explica.

"Qualquer sistema de informática é como vinho, tem um tempo de maturação. O GDG tem quatro meses. Quanto mais tempo a gente tiver para trabalhar nele, melhor vai ficar", explica o analista de sistemas do Gabinete do Governador, Vinícius Borba, da equipe de gerenciamento do software.

O software
De acordo com a PROCERGS, o sistema de demandas aperfeiçoará o processo de solicitações feitas pela população e organizações do Estado, como sindicatos ou prefeituras do Interior, ao direcionar cada caso à secretaria competente de forma mapeada.

Os documentos entregues em papel são digitalizados e enviados via online. O cidadão será beneficiado com atendimento direcionado aos órgãos competentes no momento da identificação da demanda. Segundo a Procergs, o software funciona como repositório digital, onde é possível a consulta de processos antigos de um mesmo tema por busca específica.
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.