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IPE Saúde passa a oferecer telemedicina

Atendimento por telefone é alternativa aos pacientes neste momento de isolamento social

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Novo serviço estará disponível para mais de 1 milhão de pessoas e 7.400 médicos. - Foto: Júlia Haralambie
Por Ascom IPE Saúde / Procergs

O enfretamento ao novo coronavírus impôs mudanças bruscas nas rotinas sociais. O isolamento orientado pelas autoridades, como medida protetiva e mitigatória à Covid-19, reduziu o acesso a muitos serviços, inclusive os de saúde, e muitos pacientes tiveram dificuldades para dar continuidade de tratamentos regulares que haviam sido iniciados antes da pandemia. Em razão das medidas restritivas adotadas, constatou-se que, nos primeiros 15 dias de calamidade decretada, houve uma redução de 55% nas consultas médicas pelo IPE Saúde - de 17 a 31 de março de 2020, foram realizadas 60 mil consultas, ao passo que no mesmo período em 2019 chegou-se a 134,4 mil.

Como ação de contingência e com foco em garantir assistência aos usuários, além da implantação de diversos serviços por meio digital, o IPE Saúde anuncia a implantação do atendimento por teleconsultas.

A medida, desenvolvida em parceria com a Procergs, segue as novas diretrizes para o setor publicadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina, entrando em vigor a partir desta quarta-feira (14/04). Mais de 1 milhão de segurados e 7.400 médicos serão beneficiados com a novidade. Ainda em caráter excepcional e temporário, o serviço dispensará a cobrança de coparticipação para os beneficiários - ou seja, será efetuado sem custos para o usuário.

Entre as vantagens do novo serviço está o fato de que as consultas poderão ser realizadas a qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre os pacientes e seus profissionais. A partir deste contato, o segurado solicita a teleconsulta na área própria do site do instituto, indicando o número de inscrição no CRM do especialista. O médico, por sua vez, receberá, via SMS, com mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, a mesma estará habilitada.

A definição sobre as plataformas a serem usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. Contudo, os mesmos deverão adotar sistemas criados especificamente para estes fins, visando preservar a integridade, segurança e sigilo das informações mediante encriptação entre as partes, registro de prontuário com dados clínicos e a emissão de receitas e atestados de modo eletrônico. 

O novo serviço, embora implantado ainda na condição temporária, é um avanço tecnológico e assistencial que reforça a busca pela consolidação administrativa do instituto. O diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius de Almeida, destaca que a tecnologia deve ser encarada como uma grande aliada do setor de saúde e dos gestores de todas as esferas. “Ser resiliente e criativo para desenvolver respostas ágeis é indispensável. A telemedicina já é realidade em vários países, sobretudo os desenvolvidos. Adotar esta tendência não significa precarizar a profissão; mas sim permitir sua evolução e modernização. Num ambiente de crise e tantas incertezas, temos algo novo e concreto sendo erguido pelo IPE Saúde.”

O detalhamento sobre o atendimento por teleconsulta consta na ordem de serviço publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14/04). Além disso, também há tutoriais disponíveis no site, para os usuários e para os prestadores. A ferramenta para solicitação deste serviço também está disponível no portal rs.gov.br.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.