Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde recebe contas hospitalares pela internet

É mais uma solução de e-GOV a garantir agilidade e economia nas transações da instituição com...

Publicação:

Por PROCERGS
Desde a última terça-feira (01/07), o IPE Saúde passou a receber contas hospitalares pela Internet. A Santa Casa de Misericórdia, que participa do projeto piloto, foi uma das primeiras a utilizar a nova sistemática.

São 11 mil contas mensais que deixarão de tramitar em papel, trazendo aos credenciados economia em papel, em xerox e em transporte, antecipando a entrada da nota para processamento e pagamento delas no SMH (Sistema Médico Hospitalar).

A nova solução, que moderniza a relação entre o IPE e sua rede hospitalar credenciada, utiliza a tecnologia de EDI (Electronic Data Interchange) através do produto chamado Trocadoc, que permite ao credenciado enviar diretamente para o processamento na PROCERGS as contas hospitalares relativas a atendimentos a beneficiários do IPE Saúde.

Toda a solução, que integra o IPEwin, Trocadoc e SMH foi desenvolvida pela PROCERGS.

Segundo o Diretor Médico do IPE, Claudio Ribeiro, "estas ações pertencem ao Projeto Gestão Eficiente do IPE Saúde, vinculado ao Programa fazendo Mais com Menos. Além da redução de custos, com a otimização dos serviços, com a eliminação do papel o IPE está contribuindo com o meio-ambiente, reduzindo o corte de árvores".

NOVA SISTEMÁTICA
O processo abrange uma pré-validação das contas no próprio hospital, a transmissão das contas hospitalares através do Trocadoc. Para seu controle, o credenciado recebe relatórios eletrônicos em 3 etapas:
- Relatório de recepção, que lista a quantidade de notas e lançamentos
- Protocolo de Transmissão Eletrõnica, com a Relação de Contas Internalizadas e a Relação de Contas Rejeitadas
- Resultado da Auditoria Eletrônica, que lista o conjunto de contas que foram selecionadas por modelos de predição estatística, para serem auditadas pela equipe médica do IPE.

Atualmente, o IPE Saúde é um dos maiores planos de saúde do Brasil, com quase 1 milhão de beneficiários, atendidos por uma rede credenciada formada por 7.500 médicos, 350 hospitais, 500 laboratórios e 360 clínicas, entre outros.
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.