PROCERGS capacita para a Consulta Popular
A votação de prioridades para 2016 ocorre nesta quarta-feira (19/08), quando eleitores de todo o Estado poderão escolher as dema
Publicação:

A equipe da PROCERGS responsável pela Consulta Popular - versão eletrônica do processo - promoveu na última sexta-feira (14/08) uma capacitação junto aos representantes dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
O encontro, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional, serviu para que a Companhia pudesse apresentar uma novidade que contribuirá para agilizar o pleito eletrônico nos próximos anos. Trata-se de um aplicativo que, na condição de "urna eletrônica off-line", agilizará o processo de apuração dos votos.
"Esta solução nós estamos apresentando hoje qui para os Coredes e capacitando as regiões interessadas em utilizá-lo no pleito deste ano. Ainda é uma fase piloto, mas em breve todas as urnas em papel serão substituídas por estes aplicativos", diz o responsável pelo site da Consulta Popular na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Paulo Augusto Coelho de Souza (foto abaixo).
Conforme Paulo Souza, a há 10 anos que a PROCERGS tem sido uma parceira importante do Governo no aprimoramento da Consulta Popular no Estado. "O começo foi em 2005, quando a Companhia disponibilizou, para todo o Rio Grande do Sul, o voto pela Internet. Agora estamos apresentando este aplicativo, uma evolução dentro do processo", observa.
A equipe Setor de Governadoria e Outros Poderes (SGP), vinculado à Divisão de Administração de Sistemas (DAS), é a responsável pelo projeto Consulta Popular na Companhia. Já o aplicativo apresentado este ano foi desenvolvido pela equipe da Divisão de Tecnologia e Infraestrutura (DTI), através do Setor de Tecnologia de Desenvolvimento (STD).
COMO VOTAR PELA INTERNET
Através do endereço http://www.procergs.rs.gov.br/admin/www.consultapopular.rs.gov.br. A votação pela internet estará disponível das 7h às 23h59min do dia 19 de agosto. Será preciso informar o número do título de eleitor. Se o cidadão não tiver o número em mãos, poderá consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como consultar o Corede de seu município: colocar o nome do seu município na ferramenta localizada na página inicial do site http://www.consultapopular.rs.gov.br/.
O que será votado: os eleitores poderão escolher até quatro demandas entre as incluídas na cédula de votação, da seguinte forma:
a) uma demanda na área da saúde
b) uma demanda na área da educação
c) duas demandas nas demais áreas.
Como acompanhar o resultado da votação: as demandas eleitas serão divulgadas pelos Coredes e estarão no site http://www.consultapopular.rs.gov.br/.