Procergs disponibiliza nova versão de Prova Teórica do Detran-RS com tradução em LIBRAS
Nova versão foi disponibilizada no dia 14 de julho e conta com vídeos traduzidos na Linguagem de Sinais
Publicação:

A Procergs está disponibilizando uma nova versão da Prova Teórica Eletrônica, que é aplicada pelo Detran-RS. Agora com tradução em LIBRAS, esta solução é direcionada para candidatos surdos e deficientes auditivos, permitindo que os mesmos tenham acesso a vídeos traduzidos na linguagem de sinais com as explicações iniciais e finais do teste e de cada enunciado e alternativas das questões que compõe a prova.
Atualmente, na etapa de exame teórico, o Detran-RS possui na Divisão de Exames – DIVEX, poucos servidores com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para atender os candidatos surdos na realização do exame teórico que integra o processo referente à Carteira Nacional de Habilitação.
Diante deste cenário, foi realizada pela Autarquia licitação para contratação de uma empresa que fornecesse vários vídeos com a tradução das questões que compõe o exame teórico para a língua brasileira de sinais.
O trabalho da Procergs foi realizar a vinculação destes vídeos com as questões das provas teóricas eletrônicas, realizadas pelos cidadãos portadores de deficiência auditiva, garantindo assim maior acessibilidade e condições adequadas ao candidato no exame teórico de habilitação, conforme resolução 558/2015 do CONTRAN.
As questões que fazem parte do exame teórico eletrônico estão cadastradas no sistema GID Provas.
O armazenamento de todos os vídeos ocorrerá no sistema de Virtualização de Processos do DETRAN - VPD e a disponibilização aos candidatos surdos (restrição médica Y) e aos candidatos com deficiência auditiva (restrição médica B) através do sistema PRV no módulo de Prova Teórica Eletrônica – PTE, na realização do exame.
A versão foi disponibilizada no último dia 14 de julho e participaram do projeto os colegas da DTS/ST2 Cristiano Chaves (Gerente de Projeto), Fábio Gallo (Analista e Desenvolvedor), Diego Pagano (Desenvolvedor) e Jacqueline Ziebell (Desenvolvedora).

Para o gerente do projeto na Procergs, Cristiano Chaves, “ É gratificante desenvolver projetos envolvendo soluções para inovar o Serviço Público e promovendo melhorias para o Cidadão Gaúcho”.