Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procergs e GVG entregam a primeira fase da GESeg

O sistema de Gestão Estatística em Segurança (GESeg) faz parte do RS SEGURO, programa que visa combater a violência no estado

Publicação:

GESeg
GESeg

Foi entregue a primeira fase da aplicação da Gestão Estatística em Segurança (GESeg), concebida pela Procergs em parceria com o Gabinete do Vice-Governador (GVG). A GESeg faz parte do projeto RS SEGURO, iniciativa do governo estadual que tem como objetivo reduzir a criminalidade nas 23 cidades mais violentas do Estado. 

A Gestão Estatística em Segurança avalia mensalmente indicadores de criminalidade desses 23 municípios, e a partir disso planeja ações de segurança para diminuição das ocorrências. Os dados são obtidos através dos sistemas da polícia, do IGP, da SUSEPE, do DETRAN, da SPGG e do SME. Com o lançamento da aplicação, autoridades políticas e policiais terão acesso a esses dados virtualmente: “Trabalhamos muito com experiência de usuário, para que a aplicação e os dados sejam compreensíveis para qualquer usuário do sistema”, explica a Analista de BI da Procergs, Leila Diane Wentz. 

Nessa primeira fase, a equipe se dedicou à infraestrutura da aplicação, implementando funções como login e logout e já disponibilizando alguns dados de ocorrências policiais. A aplicação ainda não está em uso, e deve funcionar a partir do dia 26 de março, após a implementação de mais recursos e informações. A equipe planeja quatro entregas até julho e mais sete entregas até dezembro: “Estamos estudando um módulo de ciência de dados, através do qual vamos treinar os algoritmos para que possamos prever tendências, anomalias e dessazonalização. Com isso, a força policial executará ações mais efetivas. Também há previsão de trabalharmos com o perfil das vítimas e dos infratores através de dados da saúde e educação”, conta Leila. 

Implantada em julho de 2018, a GESeg é inspirada em um modelo criado durante a década de noventa nos Estados Unidos, que aposta na análise de indicadores de violência para a redução da criminalidade. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no ano de 2019 a taxa de homicídios no estado caiu em 20% em relação a 2018, registrando a menor taxa desde 2010. A expectativa é de que esses números reduzam ainda mais com a nova aplicação: “O desafio é grande, mas com a parceria de todos, vamos entregar uma solução que faça diferença na vida dos gaúchos” finaliza Leila.

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.