App Nota Fiscal Fácil para produtores rurais é tema de painel na Expointer
Encontro apresentou os benefícios aos contribuintes
Publicação:
O painel “Nota Fiscal Fácil - Simplificação na palma da mão do produtor rural” foi apresentado na manhã desta segunda-feira (26)no estande do governo na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O encontro teve como painelistas o chefe adjunto da Seção de Informações Fiscais da RE, Geraldo Callegari, e o analista de sistemas da Procergs Fabio Capella, com mediação do diretor de Infraestrutura e Operações da Procergs, Léo Rossato Biscaglia.
Desenvolvido pela Receita Estadual e pela Procergs, o aplicativo NFF oferece uma opção gratuita para emissão de documentos fiscais eletrônicos, com garantia de conformidade fiscal e segurança jurídica. A RE tem realizado capacitações em diversas regiões gaúchas, buscando expandir o uso da ferramenta pelos trabalhadores rurais e representantes de entidades do setor.
“Entre as maiores dificuldades citadas pelos produtores rurais ao longo das capacitações, está o temor do sinal de celular em localidades mais remotas e as dificuldades com a tecnologia enfrentadaspelos mais idosos. Na maioria das vezes, são os filhos e netos dos produtores que ajudam com o uso do aplicativo”, detalhou Geraldo Callegari.
“O NFF oferece ao produtor a emissão off-line, em que é possível a emissão da NF-e em locais sem sinal de internet. Em relação à questão cultural, entendemos que essa relação com os jovens, que são o futuro dessas propriedades rurais, permite que essas dificuldades sejam, aos poucos, superadas para as novas gerações”, completou.
O app aumenta a qualidade da informação tributária, resultante da transformação digital obtida da simplificação dos processos tributários assistidos pela tecnologia da informação. Para Fabio Capella, o aplicativo se adapta às necessidades dos produtores rurais:“Procuramos ouvir os produtores que estão na ponta para entender as suas necessidades e continuar o desenvolvimento, sempre buscando facilitar a vida do contribuinte”, destacou.
Atualmente, a ferramenta permite a emissão da NF-e modelo 55 e modelo 65, além de operações interestaduais, operações de entrada e operações de devolução. Futuramente contemplará a integração com a Guia de Transporte Animal (GTA), melhorias nos relatórios emitidos e otimização no cadastramento de produtos, clientes e transportadora nos casos em que há várias propriedades ligadas a um mesmo CPF.
O app está disponível para produtores rurais participantes de Inscrição Estadual e respectivos operadores, transportadores autônomos de cargas (TAC) inscritos na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)e donos de empresas do Simples Nacional nas revendas de qualquer tipo de produto ou produção própria de bares, restaurantes e similares.