Conheça o papel da Procergs no retorno às aulas no estado

Ações incluem a organização de mais de 300 mil ambientes virtuais de ensino

procergs e o retorno das aulas
Veja quais são as ações da companhia para a retomada das aulas na rede estadual. - Foto: Júlia Haralambie
Por Procergs

Se preferir, você pode ouvir esta matéria. Confira o 10º episódio do Boletim Procergs e aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais!

Iniciou, nesta segunda-feira (1º), a implantação da educação à distância na rede estadual de ensino, após mais de 2 meses de suspensão das aulas. Ao mesmo tempo em que é preciso zelar pela saúde pública neste período de crise sanitária pela pandemia de Covid-19, também é importante assegurar o seguimento dos estudos das crianças e jovens gaúchos. Nesse cenário, a tecnologia tem papel fundamental. Conheça três maneiras como a Procergs está contribuindo com o governo estadual para conciliar saúde e educação em tempos de pandemia.

O retorno às aulas ocorrerá de forma gradual. Na primeira fase, o ensino, tanto escolas públicas quanto nas escolas privadas, será exclusivamente em modalidade remota.  No caso da rede estadual, as aulas serão ministradas através da ferramenta Google Sala de Aula, da Google for Education. Nesta etapa, a Procergs teve a missão de auxiliar a Secretaria da Educação (Seduc) no ensalamento de mais de 300 mil ambientes virtuais, entre salas de aula, espaços de "recreio" para interação entre os colegas, SOE e salas de professores. As turmas foram replicadas da mesma maneira que estão dispostas no ISE, o sistema de gestão escolar da rede pública, desenvolvido pela companhia.

Dado que uma parcela dos usuários de escolas públicas não possui acesso (ou tem acesso precário) à internet, o governo estadual, através de parceria com operadoras de celular, irá patrocinar a conexão para smartphones cadastrados de até 900 mil alunos e professores. O papel da Procergs para o implemento desta medida é o de embutir a ferramenta de educação, Google Sala de Aula, ao aplicativo Escola RS, desenvolvido pela Procergs e já utilizado por alunos, professores e gestores da rede estadual de ensino. A incorporação da ferramenta ao app é o que possibilitará fornecer conexão de internet de maneira abrangente, porém com o gasto prudente da verba pública, já que permitirá a restrição da franquia de dados à ferramenta educativa apenas.

Mais tarde, as aulas presenciais voltarão gradualmente, primeiro para o Ensino Superior, as pós-graduações e o Ensino Técnico Subsequente e, então, para outros níveis. Nesta fase, a tecnologia segue tendo um papel importante. No aplicativo Escola RS, uma nova ferramenta incorporada aos módulos para uso de professores e gestores permitirá o monitoramento da saúde dos estudantes. A medição da temperatura dos alunos e o registro desses dados no app, antes do ingresso dos estudantes às salas de aula, passará a ser uma atividade de rotina nas escolas estaduais. A exemplo do que já acontece nos sistemas de monitoramento de leitos e de distanciamento controlado, os dados compilados diariamente no Escola RS serão utilizados para acompanhar a incidência de casos de Covid-19 nos ambientes escolares e avaliar a segurança sanitária de cada instituição de ensino.