Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova solução implementada representa a evolução no pagamento do IPVA e demais débitos veiculares

Esta inovação, desenvolvida pela Procergs, simplifica e gera facilidades ao contribuinte gaúcho!

Publicação:

App IPVA RS
IPVA RS
Por Procergs

Uma nova solução desenvolvida pela Procergs está proporcionando facilidades ao contribuinte gaúcho, pois amplia a possibilidade do pagamento para qualquer instituição financeira participante do PIX. Atualmente são em torno de 900 instituições financeiras que fazem parte da rede. 

Foram realizados estudos e pesquisas para aprender esta nova tecnologia, que proporcionará muitos benefícios aos cidadãos e contribuintes do estado. Após o projeto piloto, implantado com sucesso no pagamento do tributo ITCD, a Procergs, a SEFAZ-RS e o DETRAN-RS priorizaram o pagamento via PIX do IPVA 2022 e demais débitos do veículo.   

O pagamento do PIX será por QR Code, que poderá ser gerado através da nova versão do aplicativo do IPVA RS e pela central de serviços do DETRAN-RS.   

Em 2018 a PROCERGS construiu a solução do IPVA e LICENCIAMENTO ON-LINE iniciando com o Banco do Brasil e, desde então, contamos com a adesão do BANRISUL, SICREDI e BRADESCO.    

O pagamento do IPVA e demais débitos do veículo via PIX em conjunto com a solução ON-LINE, permitiu que o modelo antigo de arrecadação fosse encerrado. O modelo antigo, que era baseado na transmissão de bases de dados para os bancos arrecadadores, exigia um grande esforço das equipes de colaboradores da Procergs e dos bancos, entre outras limitações.   

A expectativa para o último dia da antecipação do IPVA 2022, no dia 30/12/2021 é de 1 milhão de pagamentos, distribuídos entre os pagamentos nos 4 bancos e também por PIX gerados nas plataformas do DETRAN-RS e da SEFAZ-RS e pagos nas instituições credenciadas pelo BACEN. 

Equipes envolvidas no projeto:

- EQUIPE ARRECADAÇÃO(AR1)

- EQUIPE INTERNET SEFAZ(AR2) 

- GFI (AT1) 

- PCSDETRAN (Serviços ao Cidadão_AT2)  

- EQUIPE INTERNET DETRAN(AT2)

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.