Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS é um dos líderes de transparência dentro do processo de vacinação da Covid-19

Estado divide a primeira colocação com o Acre, que também atingiu pontuação máxima no levantamento

Publicação:

Pesquisa
Rio Grande do Sul é um dos líderes de transparência no país
Por Procergs

O governo do Rio Grande do Sul é um dos líderes de transparência dentro do processo de vacinação da Covid-19 em nível nacional. A informação é do Jornal Estadão, que nesta terça-feira (18/05) publicou artigo sobre uma pesquisa que analisa os temas transparência e pandemia, e a correlação destes com a vacinação no Brasil. O texto é assinado pelos especialistas Fabiano Maury Raupp e Ana Rita Silva Sacramento, doutores em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e eles têm como foco de observação os esforços empreendidos pelos governos estaduais a partir dos portais eletrônicos que desenvolveram para garantir transparência no processo.

Conforme o levantamento, sete estados receberam nível ótimo de transparência (26,92%), sendo que o Rio Grande do Sul e o Acre dividem a primeira posição, ambos com pontuação máxima. "Se somarmos o número de estados com nível ótimo, bom e médio (estados com uma condição próximo de bom) é possível afirmar que o conjunto de entes investigados ainda parece distante da situação desejável de transparência no processo de vacinação contra a Covid-19", avaliam os responsáveis pelo artigo.

No Rio Grande do Sul, a ação de vacinação e de acompanhamento dos dados da pandemia é coordenada pela Secretaria da Saúde, pasta esta que conta com a parceria da Procergs, órgão responsável pelo desenvolvimento da plataforma que garante toda lisura e transparência do processo: Sistema 3As de Monitoramento.  

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.