Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Viaturas da Brigada Militar recebem tecnologia de monitoramento OCR

A solução, que faz parte do sistema CMV, fiscaliza o cercamento eletrônico em movimento no trânsito

Publicação:

20170623 CMV site
20170623 CMV site - Foto: Divulgação DFT

O sistema de Controle e Monitoramento (CMV) de veículos agora conta com uma nova solução de monitoramento móvel, instalada em viaturas da Brigada Militar. A tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) de digitalização de placas, deverá identificar veículos em movimento, enviando os dados para o sistema CMV e obtendo de forma instantânea a detecção de irregularidades, tais como furto, roubo, veículo clonado e licenciamento vencido: "Isso permite que as forças de segurança tenham uma abordagem muito mais eficaz e rápida, somando-se às centenas de pontos fixos já conectados ao sistema", explica o analista de sistemas e gerente do projeto, Fábio Capella.

Em 2017, a Procergs, em parceria com a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Segurança Pública, desenvolveu o sistema de Controle e Monitoramento de Veículo (CMV), solução que implementa o cercamento eletrônico estadual. Hoje, o CMV conta com mais de 40 municípios e cerca de 600 câmeras, e vem auxiliando nas quedas dos índices de criminalidade no estado. 

Entenda como funciona:

O sistema CMV, construído pelo Setor Área de Receita 1 (AR1), recebe leituras de equipamentos que identificam placas e geolocalização. Integrado com o sistema Operador Nacional dos Estados, o CMV utiliza a base de dados do ONE para aplicar um motor de regras que determina se o veículo possui pendência de IPVA ou algum alerta do Detran/RS. Com a nova solução OCR, a fiscalização será intensificada pelo monitoramento móvel.

"Essa tecnologia portada para veículos e expandida para viaturas da BM garante muito mais segurança para o povo gaúcho, e com certeza trará um reflexo nos indicadores de criminalidade, melhorando muito mais a vida do nosso cidadão", finaliza Fábio.

Comentários

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.