Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo lança solução para ajudar a evitar aglomerações em estabelecimentos

A plataforma Melhor Hora Nota Gaúcha mostra os horários mais indicados para fazer suas compras em segurança, sem aglomeração

Publicação:

melhor hora 3
Evite aglomerações! Faça suas compras em maior segurança, com o Melhor Hora Nota Gaúcha.
Por Procergs

O governador do estado, Eduardo Leite, lançou nesta quinta-feira (30), em live transmitida no Facebook, mais uma ação para tentar minimizar o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul. É a plataforma Melhor Hora Nota Gaúcha, que, com base em análises estatísticas, sugere ao cidadão os horários com menor fluxo de pessoas em milhares de estabelecimentos cadastrados no estado, para que realize suas compras evitando aglomerações.

O site foi desenvolvido pela Procergs e apresentado na live de hoje por Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual — órgão responsável pela solução.  

Na ferramenta, disponível para todos os 497 municípios do estado, o cidadão pode buscar mercados, farmácias, ferragens, padarias e outros estabelecimentos por bairro, ou então diretamente pelo nome do comércio onde pretende ir.

O resultado da pesquisa é exibido em um gráfico de colunas que mostra a taxa de lotação do estabelecimento conforme a faixa de horário e o dia da semana. O modelo, de acordo com Rafael Martins Bejar, um dos desenvolvedores da ferramenta, foi inspirado no indicador de frequência do Google Popular Times. As colunas são coloridas para uma visualização intuitiva, sendo que: 

  • Verde = Menor que 50% de movimentação = Estima-se um baixo fluxo de pessoas no estabelecimento, sendo um bom horário para visitação.
  • Laranja = Entre 50% e 79% de movimentação = Fluxo moderado de pessoas no estabelecimento, poderão existir filas ou alguma aglomeração no local.
  • Vermelho = Maior que 80% = Maior fluxo de pessoas no estabelecimento. Neste caso a probabilidade de existência de filas no local será grande, havendo a composição de filas de espera em diversos pontos.
tela melhor hora
Gráfico indica movimento nos estabelecimentos conforme dia da semana e horário.

A ferramenta também aponta o horário de pico do estabelecimento, sendo este um momento não recomendado para frequentá-lo, e indica os dois horários com menor movimento no local a partir da hora de pesquisa (campos "Sugestão 1" e "Sugestão 2"). 

As informações exibidas no Melhor Hora utilizam como base as Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas pelos estabelecimentos. O cálculo da melhor hora considera o dia da semana desejado para visualização, obtendo-se uma média a partir das notas emitidas no respectivo dia nas quatro semanas anteriores à consulta.

Sendo estimadas com base em dados históricos e análises estatísticas, as informações podem não refletir a real ocupação de um local específico. Da mesma forma, pela ausência de emissão dos Documentos Eletrônicos, as pesquisas podem não retornar resultados.

Acesse!

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.